sábado, 11 de abril de 2015

Obras de Misericórdia

Faz muito tempo que não posto nada nesse blog, confesso, ando um pouco afastada da religião. Mas estar afastada da religião não quer dizer que esteja afastada da espiritualidade. Muito pelo contrário, tenho estudado e refletido bastante sobre isso, todos os dias da minha vida.
Entretanto, hoje recebi um recado de um leitor, perguntando porque eu não escrevia mais aqui no blog e isso me levou a reconsiderar. Reli as postagens anteriores e seus comentários e percebi o quanto nossas palavras tem poder. 
O que eu escrevo aqui, na intimidade dos meus sentimentos, chega ao mundo inteiro e produz reações em quem lê. Assim como esse comentário produziu em mim a vontade de escrever essa mensagem, sei que o que eu escrever provocará outras ações e pensamentos. Espero que sejam bons pensamentos e boas ações.
E não poderia haver um dia melhor para eu escrever novamente aqui do que na véspera do domingo da Divina Misericórdia. Hoje quero compartilhar com vocês uma forma prática de demonstrarmos nossa devoção à Divina Misericórdia.
Deus, sendo misericordioso conosco, nos dá o exemplo para que também sejamos misericordiosos com nossos irmãos. Para orientar a prática da misericórdia, a Igreja Católica instituiu 14 obras de misericórdia, 7 corporais e 7 espirituais. São elas:

Obras de misericórdia corporais:

1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:

1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

(Catecismo de S. Pio X. Capítulo IV. "Das obras de misericórdia")

Independente da sua religião, praticar obras de misericórdia é uma forma de demonstrar compaixão por seus semelhantes. Por isso, quer seja dando um bom conselho, quer seja cuidando de um doente, exercite a caridade sempre. Lembre-se, quando fazemos um bem ao próximo, o primeiro beneficiado somos nós mesmos.

Abraços,

Francine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário