terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PERDÃO E MISERICÓRDIA NO SALMO 50 (51)

As festas de final de ano sempre são um momento propício de reflexão e meditação. É nessa época que fazemos um grande balanço de nossa vida, nossas atitudes, e etc. E, como não somos perfeitos, claro que ao longo do ano cometemos muitos erros, alguns por omissão, alguns por egoísmo, enfim, errar e humano, perdoar é divino. Reconhecer nossa culpa e pedir perdão é a maneira de chegarmos mais perto d o coração de Deus, por isso eu trago hoje a vocês o salmo 50.

O salmo 50 (51 em algumas traduções) é um belíssimo salmo de perdão e misericóridia e, não a toa se chama "Miserere". Ele é o quarto dos salmos penitenciais e contém três partes principais: confissão do pecado, feita sem restrição nem recusa; o pedido de remissão; e a glória dada a Deus pelo perdão. A última estrofe expõe uma doutrina particularmente elevada sobre a verdadeira religião, cujo culto só é bom quando conta com a adesão do coração. (Bíblia Ave Maria)

Foi esse salmo que o Frei Francisco, monge do mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo (Campo do Tenente, PR), me aconselhou a rezar após minha confissão. E eu aconselho a todos que leiam e meditem nele, pois sem dúvida encontrarão muita paz!

1. Ao mestre de canto. Salmo de Davi,

2. quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé.
3. Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade.
4. Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado.
5. Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado.
6. Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.
7. Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.
8. Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.
9. Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.
10. Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes.
11. Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai.
12. Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.
13. De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito.
14. Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa.
15. Então aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores.
16. Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará.
17. Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores.
18. Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis.
19. Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar.
20. Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém.
21. Então aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; e sobre vosso altar vítimas vos serão oferecidas.

(Bíblia Ave Maria)

Um Feliz e Santo Natal a todos e um Ano Novo repleto de paz!

8 comentários:

  1. Excelente Salmo; na minha confissão o padre pediu pra mim orar com ele...fiquei aliviado assim que comecei a meditação com ele.... Amém!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, deve-se estar Arrependido, com sinceridade e, em seguida haverá o Perdão, com certeza. Deus é Amor e quer Salvar a toda a Humanidade.
    A Humanidade continua a ofende-lo.

    ResponderExcluir
  3. Lindo salmo meditei ele como penitência estou bem mais leve

    ResponderExcluir
  4. Deus e o Amor ele perdoa todos os nossos pecadados desque nos arrependemos e não pecamos mais

    ResponderExcluir
  5. Eu um Salmo muito Edificante, salmo penitêncial

    ResponderExcluir
  6. Adorei eu li tudo achei muito prefudorvou começar alegre esses salmos!?!?

    ResponderExcluir
  7. Padre me pediu pra ler salmo 50, estou lendo todos os dias de manhã, está sendo Maravilhoso ❤️

    ResponderExcluir