quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deus é Misericordioso

Na Bíblia encontramos diversos adjetivos para Deus: bom, justo, fiel, amoroso...
Entre esses adjetivos, um é bastante representativo e pode ser encontrado diversas vezes tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

DEUS É MISERICORIOSO!

No Antigo Testamento, declara-se que Deus é “misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade” (Êxodo 34:6; Números 14:18; Deuteronômio 4:31; Neemias 9:17; Salmos 86:5; Salmos 86:15; Salmos 108:4; Salmos 145:8; Joel 2:13)

JOEL 2,13 diz: "Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benegnidade, e se arrepende do mal"

JONAS 2,8 diz: "Os que se entregam a idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso" e prossegue em 4,2 com as mesmas palavras de Joel: "...pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benegnidade, e que te arrependes do mal."

DANIEL 9,4: "Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos" e continua em 9, 9: "Ao Senhor, nosso Deus pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele."

SALMO 4,1: "Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração."

O SALMO 6 é entitulado como: Davi recorre à misericórdia de Deus. 

No SALMO 21, 7 o salmista diz: "O Rei confia no Senhor e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará."

SALMO 25, 7 "... lembra-te de mim, segundo tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor"

SALMO 31, 21 "Bendito seja o Senhor, que engrandeceu a sua misericórdia para comigo, numa cidade sitiada!" 

LUCAS 6,36 "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso."

E assim, muitos e muitos trechos da Bíblia retratam a natureza misericordiosa de Deus.

Por isso meus amigos, não tenham medo de se entregar nos braços de Deus. Todos somos pecadores, todos temos defeitos fraquezas mas Deus é misericordioso e está sempre pronto a nos perdoar, a esquecer tudo e a nos aceitar outra vez em sua casa.