Em seu livro autobiográfico entitulado "Livro da Vida", Santa Teresa de Jesus (ou D'Ávila como também é conhecida) fala de suas experiências de vida antes e depois de entrar no convento. O livro todo é maravilhoso, e olha que eu nem terminei de ler ainda! Mas separei algumas frases para compartilhar com vocês:
"Ó meu Deus, quão grande mal causa no mundo não levar em conta esta verdade, e imaginar que alguma coisa posa ficar secreta diante de Vós. Tenho por certo que se evitariam muitos males se entendêssemos, que o principal não está em nos acautelar contra os homens, mas em nos precaver de descontentar a Vós."
"Verdade é certamente, que a dor de minhas grandes infidelidades é mitigada pela felicidade que sinto, pois elas revelam a multidão das vossas misericórdias. Em quem, Senhor, poderiam essas vossas misericórdias resplandecer como em mim, que tanto obscureci com as minhas más obras as grandes graças que logo começastes a fazer? Ai de mim, Criador meu! Se quero encontrar desculpa, nenhuma tenho, nem posso culpar outrem senão a mim! Para pagar alguma coisa do amor que me começastes a mostrar, eu deveria ter empregado o meu amor só em vós. Teria sido o remédio para todo mal. Não o mereci, nem tive tal ventura... Valha-me agora Senhor, vossa misericórdia"
De presente pra vocês, a linda música da Irmã Kelly Patrícia sobre o Extase de Santa Teresa: